O Centro de Inovação da Microsoft na Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (Etepam), coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma), irá abrir inscrições para novas turmas do programa Student to Business (S2B), a partir da próxima quinta-feira (1° de outubro). O Centro está ofertando 108 vagas nos cursos de Infraestrutura de Redes, Desenvolvimento de Sistemas e Webdesign. Este último está sendo oferecido pela primeira vez. Serão 36 vagas por curso.
“O programa tem sido um sucesso. Cerca de 25% dos alunos que já passaram por aqui conseguiram ingressar no mercado de trabalho”, destacou o coordenador do Centro de Inovação, Francinildo Kleyson.
As inscrições, que são gratuitas, se estenderão até o dia 12 de outubro. Elas podem ser feitas no site www.programas2b.com.br, ou na sede do Centro localizado na Etepam, Avenida João de Barros, nº 1769, 2º andar, Encruzilhada. Para se inscreverem, os candidatos devem estar matriculados no ensino médio ou técnico da rede pública estadual. Também podem participar alunos da Universidade de Pernambuco (UPE).
A pré-seleção dos candidatos será feita com base nas informações prestadas no ato da inscrição, levando em consideração o nível de formação, as áreas dos cursos dos candidatos, o vínculo com o mercado de trabalho e os conhecimentos específicos em informática. Nessa fase serão classificados 400 candidatos, que passarão ainda por mais três etapas.
No dia 21 de outubro, os pré-selecionados participarão de um “aulão” no auditório da Etepam, quando receberão informações sobre os três cursos e sobre outros programas da Microsoft. Ao final do aulão, será realizada uma prova que irá selecionar os 36 alunos por curso.
A segunda etapa consiste de aulas teóricas no Laboratório do Centro de Inovação, na Etepam. As aulas terão início no dia 28 de outubro e se estenderão até 11 de novembro. No dia 12 de novembro, os candidatos irão realizar a prova da segunda etapa. Os aprovados passarão para a terceira etapa, que consiste no desenvolvimento de um projeto aplicando as tecnologias aprendidas em sala de aula. Nessa etapa, os alunos também serão submetidos a uma avaliação de inglês.
No dia 30 de novembro, os projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados a uma banca examinadora, formada por profissionais da área de informática. Os alunos que conseguirem classificar seus projetos irão receber seus certificados de qualificação para trabalhar com a tecnologia da Microsoft.
CURSOS - O curso de Infraestrutura de Redes ensina aos alunos a administrar redes e servidores com tecnologia Microsoft. O foco principal do curso é o sistema operacional Windows Server 2008. Ele será ministrado por Diogo Oliveira, instrutor certificado na tecnologia pela Microsoft. O curso de Desenvolvimento de Sistemas ensina aos alunos como criar e desenvolver software através do uso da plataforma Microsoft.NET. O curso será ministrado por Lucas Mello, certificado em Desenvolvimento.NET e integrante da Proativa Team, incubada da Etepam campeã da Imagine Cup 2009, competição mundial de inovação tecnológica realizada pela Microsoft.
O curso de Webdesign é uma novidade na esfera nacional. Ele ensina aos alunos técnicas de Webdesign com o pacote de softwares Expression Studio 3, da Microsoft. Este curso será ministrado por Rodrigo Moreira Paixão, que já recebeu alguns prêmios na área, tais como o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008 e o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional.
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - Sectma
Nenhum comentário:
Postar um comentário