quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Jovens vítimas de violência - quem participa provoca mudanças

Envolvida no trabalho de dizer não à violência e às drogas, a bancária Maria José, mãe de Thiago Moreira, 19 anos, promoveu o um encontro, na última semana de julho, em sua casa, na comunidade de Jardim Fragoso, apresentando palestras e esquetes teatrais para adolescentes e familiares da localidade. Como oradores, participaram o secretário Enildo Arantes, representantes da Gerência da Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), e o deputado Luciano Moura, membro da Comissão de Direitos e Cidadania da Assembléia Legislativa de Pernambuco.

No encontro, Enildo solicitou a imediata formação de uma brigada de agentes multiplicadores, composta pelos próprios jovens, aproveitando os instrumentos institucionais ali reunidos, metas com foco na eficiência e em resultados: “Inicialmente iremos promover interferências nas comunidades, em parceria com a GPCA, seguiremos um roteiro de trabalhos por toda a cidade e depois avaliaremos, num próximo encontro”, explicou Enildo.

O secretário de OP assegurou que sua luta em favor do jovem não perpassa apenas por um compromisso que assumiu desde o início de sua militância política ou por uma resposta às promessas da última campanha que o elegeu vereador pelo PT, mas principalmente pelo papel que deve exercer como cidadão olindense que ama seus filhos e acredita em um melhor futuro para os jovens da cidade.

A GPCA apresentou como causa principal dos homicídios dos jovens, os problemas relacionados com o uso de drogas lícitas e ilícitas, e reforçou a decisão do grupo de formalizar, a partir de um próximo encontro, diretrizes para uma campanha em busca de políticas públicas sociais e educacionais de combate à utilização de drogas e suas implicações degenerativas, em benefício dos jovens olindenses.

Com o tema Expressando a Cidadania, Edvaldo Rosas falou sobre o atendimento que o infrator tem junto à GPCA. Já o major Viana apresentou o número de homicídios relacionados com as drogas. A organizadora do encontro, Maria José, explicou que, como mãe de um adolescente, tem obrigação de trabalhar pela prevenção e participação efetiva no combate à violência.

O deputado Luciano Moura, garantiu que, nos próximos dias, estará levando, para aprovação na Assembléia Legislativa, um projeto de Lei que reforce a mobilização da sociedade e o combate às drogas em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário