quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Eduardo recebe Lula e inicia visitas à Transposição

Foto: Eduardo Braga / SEI

O governador Eduardo Campos e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram à cidade de Sertânia, no Sertão pernambucano, para o primeiro compromisso da comitiva presidencial. Ao lado de ministros, deputados federais e outras autoridades, Lula e Eduardo observaram o trabalho das perfuratrizes (furadeiras gigantes) utilizadas na abertura dos canais de irrigação localizados no Lote 11 do Eixo Leste da Transposição do São Francisco.
A atividade marcou o início da série de visitas que Eduardo e Lula fazem às obras da Transposição até a próxima sexta-feira (16/10). Antes de chegar a Pernambuco, o presidente vistoriou os trabalhos nos estados de Minas Gerais e da Bahia. Passava das 21h quando a comitiva chegou ao local. Durante cerca de 20 minutos, Eduardo e Lula conversaram com os responsáveis pelas obras e posaram para fotos ao lado de operários, mas não concederam entrevistas. Esta é a sexta vez que o presidente vem a Pernambuco somente este ano.
Debatida desde meados do século XIX e iniciada apenas em 2007, a Transposição do São Francisco está orçada em R$ 6 bilhões. Será a chance de mais de 12 milhões de brasileiros de seis estados (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Paraíba) matarem a sede e viverem de forma mais digna. Oportunidade de ouro também para os quase 10 mil trabalhadores que serão contratados até a sua conclusão.
O Eixo Leste vai de Floresta (PE) à Monteiro (PB), atendendo o Sertão pernambucano e o Agreste paraibano. Com 220 km de extensão e dividido em doze lotes, o Eixo está 16% concluído e deve ser finalizado no ano que vem. Hoje, 1.250 trabalhadores se revezam em três turnos até às 22h30. Já o Eixo Norte tem 420 km de extensão.O Lote 11, visitado pelo presidente e pelo governador fica a cerca de 180 km de distância do Rio São Francisco. Com 40 km de extensão, é um dos mais adiantados do percurso, com 30% do seu cronograma concluído.
Compõem a comitiva os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Dilma Rousseff (Casa Civil) e Franklin Martins (Comunicação Social). O governador da Paraíba, José Maranhão, os deputados federais Gonzaga Patriota e Ciro Gomes, além dos secretários estaduais Ângelo Ferreira (Agricultura) e Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Econômico), também participam do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário