Marília Banholzer
Da TV Jornal
De todas as formas, tamanhos e marcas, as chupetas são antigas. Muitos pais usam esse artifício para fazer a criança parar de chorar. No entanto especialistas como fonoaudiólogos e dentistas reclamam que as chupetas não deveriam ser usadas em nenhum momento.
A chupeta foi criada para suprir a necessidade natural que os bebês têm de sugar. Essa vontade é satisfeita quando ele é amamentado pela mãe. O problema é que algumas mulheres produzem muito leite, levando a criança mamar sem esforço - ou seja, ela sacia a fome, mas estimula a vontade de sugar. Quando isso a acontece, o bebê chora e a mamãe acaba oferecendo a chupeta.
Segundo o odontopediatra André Nóbrega, as crianças com idade acima de três anos e que continuam usando chupeta correm um grande risco de sofrer problemas futuros na respiração, fala e deglutição de alimentos, além de problemas ortodônticos.
Para fazer os filhos pararem de utilizar a chupeta, os pais só tem uma escolha: conversar. Não é aconselhável explicar os danos que o mau hábito traz, até porque eles não entendem. O correto é brincar com a situação e fazer a própria criança se decidir por não usar a chupeta; uma boa alternativa é oferecer um brinquedinho em troca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário