quarta-feira, 9 de junho de 2010

Concurso público da Prefeitura de Olinda,

Folha de Pernambuco - PE


23/05/2010 - 09:15
Prefeitura de Olinda promete convocar até junho

Prazo de validade do concurso termina no dia 25 de junho. Candidatos que não foram chamados estão preocupados

Rosália Vasconcelos

No próximo dia 25 de junho, expira o prazo de validade do concurso público da Prefeitura de Olinda, homologado em 2008 e prorrogado ano passado por mais um ano. O processo seletivo divulgou a necessidade de 480 vagas para diversos cargos de nível médio e superior, mas, a pouco mais de 30 dias do fim da validade do concurso, só foram convocados 369 candidatos aprovados, de acordo com a secretaria de comunicação da administração.

Muitos leitores, que passaram dentro das vagas divulgadas e que ainda não foram nomeados, ligaram para a reportagem da Folha de Pernambuco, preocupados com a perda de validade da seleção pública. Segundo eles, há muitos funcionários ligados à administração da Prefeitura de Olinda, que estão com vínculo temporário para cargos efetivos, ocupando as vagas que deveriam ser preenchidas por concursados.

Os leitores ainda afirmaram que muitos cargos divulgados no edital do concurso ainda não foram preenchidos com nenhum candidato classificado. Eles disseram que entraram em contato com os Recursos Humanos da prefeitura, mas nenhuma previsão foi informada a eles.

A reportagem da Folha foi atrás da informação. Segundo a secretaria de comunicação do órgão, “a Prefeitura de Olinda afirma que convocará, até o final do prazo de validade do concurso (25 de junho), todos os candidatos classificados, dentro do número de vagas oferecidas” (ver quadro com número de convocados até o momento).

De acordo com o advogado Daniel Viana, caso a prefeitura não convoque os classificados dentro das vagas que foram divulgadas em edital, após expirar o prazo de validade do concurso, os que se sentirem prejudicados podem entrar com um Mandado de Segurança contra a Prefeitura de Olinda. “Nesse caso, os candidatos podem entrar com ações individuais contra o órgão, porque existe uma súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que protege os concurseiros contra esse tipo de situação”, esclarece Viana. O concurso de 2008 teve 28.345 inscritos para 480 vagas.


Serviço
Secretaria da Administração
(81) 3439.3186.

Nenhum comentário:

Postar um comentário