segunda-feira, 7 de junho de 2010

NOVA ORLA PARA OLINDA


REVITALIZAÇÃO DA ORLA

A orla de Olinda ganhará novo visual. Além do turismo cultural e de negócios, a Prefeitura de Olinda vem fortalecendo o turismo de sol e mar. Quase R$ 20 mi serão investidos na revitalização e urbanização das praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. O trabalho vai resgatar a orla marítima como belíssima atração natural da Cidade Patrimônio.

O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Luiz Barreto, durante a apresentação do projeto arquitetônico. Além de recuperar a faixa de terra à beira-mar, tentando conter o avanço das águas, as intervenções prevêem o resgate da área, tornando o espaço mais atrativo para moradores e turistas. A intervenção a ser executada está orçada em R$ 19,9 mi e compreende obras de três naturezas distintas.

No trecho de 3,75 km, entre Bairro Novo e Casa Caiada, serão executadas a implantação e requalificação da ciclovia, readequação da via e dos estacionamentos com travessias de pedestre, redutores de velocidade e sinalização viária, recuperação e implantação de mobiliários urbanos, de equipamentos de esporte e lazer, pista de cooper, iluminação e banheiros.

No outro trecho de 2,5 km, entre Casa Caiada e Rio Doce, será implantado uma via litorânea com ciclovia, travessias de pedestre, redutores de velocidade, estacionamentos e sinalização viária. Neste trecho, também serão criados espaços de convivência e práticas esportivas, além da implantação de equipamentos de apoio e mobiliário urbano, banheiros, iluminação e paisagismo.

A terceira e última intervenção, essencial como elemento de sustentabilidade da urbanização, é a proteção para contenção do avanço do mar, com obras em 1.639 m de Casa Caiada e Rio Doce, além da recomposição de 33 espigões (espécie de dique) de Bairro Novo. Os espigões são construções da década de 60 e, atualmente, apresentam fortes avarias que comprometem as suas características de defesa.

Com 9 km de extensão, as obras de estruturação da orla de Olinda será um atrativo especial que, aliado ao Patrimônio Cultural da cidade, fortalecerá a atividade turística com grandes benefícios para a economia local, além de propiciar aos olindenses um lazer mais democrático e limpo. A verba, garantida pelo Ministério do Turismo, será liberada em partes, conforme o andamento das obras.

Bairro Novo
(entre a Rua Farias Neves Sobrinho e a Rua Tertuliano Feitosa)

• Revitalização da Orla
• Recomposição de Espigões

Casa Caiada (1º Trecho)
(Entre a Rua Tertuliano Feitosa e a Rua Joana D’Arc)

• Revitalização da Orla

Casa Caiada (2º Trecho) e Rio Doce
(Entre a Rua Joana D’Arc e a Ponte do Janga)
• Urbanização e Implantação de Via Litorânea
• Implantação de Contenção em 2 trechos (165 m e 1.204 m)


Galeria de Prefeitura de Olinda

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelentíssimo Sr. Dr. Enildo Arantes, que noticia maravilhosa!!!
    Se seguem as confirmações de que Olinda finalmente está em boas mãos...!!
    Como Olindense, aguardo ancioso pelo inicio das obras.
    Como devo proceder para me candidatar a uma vaga para ocupar um quiosque na orla no trecho de rio doce?

    daniellluna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Outra: Onde poderemos visualizar o modelo de como ficará a nova olra de Olinda?

    ResponderExcluir
  5. Olinda está precisando urgente desta revitalização, uma vez que logo estaremos em 2014, ano em que haverá copa do mundo no Brasil e em Pernambuco e consequentemente o número de turistas, que já visitam Olinda, em sua maioria,se farão presentes em números ainda maiores. Outro fato é que a ligação com o Janga será de grande importância pra este bairro do Paulista, pois soube que existe uma via sendo construída no Janga, no trecho próximo á mata e que vai ser interligada com outra via no bairro de Rio Doce, juntado-se á rua Belo Horizonte e juntando-se então á avenida Carlos de Lima Cavalcante, em Casa Caiada e uma outra via ligando o bairro do Janga oa bairro de Maranguape 0, antes passando pela 1ª Etapa do Rio Doce. Esta informação é verídica?

    ResponderExcluir