quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hemope: estoque de sangue está baixo

Queda nas doações se deve ao período da Copa e do São João

ROBSON ANDRÉ


DOADORES podem procurar o Hemocentro, nas Graças, no feriado e dias de jogos

Se o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) já vinha reduzindo nas últimas semanas, imagine agora, com a chegada da Copa do Mundo e dos festejos juninos. Nessa época, as pessoas costumam se deslocar para cidades do Interior para curtir o São João e também acompanhar os jogos da Seleção Brasileira. Além disso, aquelas pessoas que tomaram a vacina contra a gripe H1N1 e/ou gripe comum devem aguardar até 30 dias para fazer sua doação de sangue.

Para os colegas do interior, procurem em suas cidades postos onde possam realizar doações (vejam o mapa em anex) ou procurem a Fundação HEMOPE: http://www.hemope.pe.gov.br/

home/index.php

Além do hemocentro do Recife, o Hemope, através das Gerências Regionais de Saúde Geres, conta com nove unidades hemoterápicas espalhadas por todo o Estado de Pernambuco, que atendem à demanda de sangue de suas respectivas regiões. São elas:

Hemope Limoeiro - 2ª Geres

Hemope Palmares - 3ª Geres

Hemope Caruaru - 4ª Geres

Hemope Garanhuns - 5ª Geres
Hemope Arcoverde - 6ª Geres
Hemope Salgueiro - 7ª Geres
Hemope Petrolina - 8ª Geres
Hemope Ouricuri - 9ª Geres
Hemope Serra Talhada - 10ª Geres

Diante desses empecilhos, a coordenação do Hemocentro faz um apelo à população para que não esqueçam de procurar uma das unidades do Hemope e fazer sua doação de sangue, nessa época. Os interessados devem estar munidos de documento de identificação (RG), comprovando ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos. Além disso, o doador não pode ter contraído Hepatite e também não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas nem comida gordurosa, mas precisa estar alimentado.

De acordo com a gerente do Hemope/Recife, Maria Inês Vasconcelos, esse período é preocupante para doações, pois coincide a Copa do Mundo com o período junino. “A média atual está em torno de 290 doações por dia. Precisaríamos chegar a 350 doações diárias. Por isso, pedimos que as pessoas procurem o Hemocentro e façam sua doação”, recomenda a gerente. Ela alerta que todos os tipos sanguíneos estão com estoque baixo e precisam de reforço. “Atendemos a mais de 100 hospitais, entre públicos e privados, no Estado”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário