segunda-feira, 28 de junho de 2010

Governo dá início ao cadastramento de famílias desabrigadas

Política

Da Redação - Portal Pinzón PE

O Governo do Estado tem se preocupado com o quadro atual de vários municípios que foram castigados por conta da enchente, ocorrida nas últimas semanas.

Na manhã de sábado, oito equipes que integram a gestão de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsdh), se reuniram no Palácio do Campo das Princesas para receber orientações e equipamentos da secretaria, e após isso seguiram para as cidades que estão em calamidade pública.
A Operação Reconstrução conta com profissionais das áreas de assistência social, psicologia, pedagogos, dentre outros.
Hoje as oito equipes foram enviadas simultaneamente para as seguintes cidades:
Água Preta, Barreiros, Correntes, Cortês, Palmares, Vitória de Santo Antão, Ribeirão e Jaqueira.
O trabalho principal das equipes nesses locais é fazer o levantamento das famílias desabrigadas e cadastrá-las para receber ajuda do Governo.
Para isso, a secretaria disponibilizou para as equipes envolvidas nessa ação, netbooks com acesso a internet, impressoras multifuncionais, celulares, luvas, camisas, bonés, coletes, botas e máscaras.

Material necessários para apoio assistencial no cadastramento das vítimas.
As equipes ficarão em escritórios de gestão de crise montados provisoriamente com o material levado do Recife.
Hoje, desde às 9h, no Palácio do Campo das Princesas, estão sendo capacitados mais 100 profissionais, e na terça-feira (29) mais 100 técnicos, para atuarem nas zonas mais afetadas.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Roldão Joaquim, a previsão, em média, é de que 39 municípios em situação emergencial estejam cadastrados até os próximos 30 dias.
“O Governo do Estado, através da SEDSH, irá levar esperança de reconstrução para 80 mil pernambucanos que se encontram nesta situação”, complementa.

Capacitação

Como plano de ação para as vítimas castigadas pelo temporal, o Governo do Estado montou várias operações envolvendo diversas secretarias.

A SEDSDH está a frente da operação denominada “Reconstrução”.
O objetivo da ação é dar apoio a gestão dos abrigos, gestão de crise, cadastramento familiar.


Na última sexta-feira(25) cerca de 130 técnicos foram treinados para atuar nesta ação.

O Governo disponibilizou o Palácio do Campo das Princesas para capacitação dos técnicos que irão trabalhar na operação.

Os técnicos e gestores encaminhados aos municípios receberam treinamento e foram selecionados pelos Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, Instituto de Apoio Técnico Especializado à Cidadania e Centro Brasileiro de Reciclagem e Capacitação - Cercap.

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